(19) 3213-6272  / (19) 99161-6526 (Vivo)

Como funciona o aquecimento solar ?

O Sol é uma fonte inesgotável de energia e, quando falamos em sustentabilidade, em economia de recursos e de água, em economia de energia e redução da emissão de gás carbônico na atmosfera, nada mais natural do que pensarmos numa maneira mais eficiente de utilização da energia solar.

Basicamente este sistema é composto por dois elementos – os coletores solares (as placas de captação, que vemos freqüentemente nos telhados das casas) e o reservatório de água quente, também chamado de boiler.

Os coletores são formados por uma placa de vidro que isola do ambiente externo, aletas de cobre ou alumínio pintadas com tintas especiais na cor escura para que absorvam o máximo da radiação.

Ao absorver a radiação, estas aletas deixam o calor passar para tubos em forma de serpentina geralmente feitos de cobre.

Dentro desses tubos existe água, que é aquecida antes de ser levada para o reservatório de água quente.

Estas placas coletoras podem ser dispostas sobre telhados e lajes e a quantidade de placas instaladas varia conforme o tamanho do reservatório, o nível de insolação da região e as condições de instalação.

Os reservatórios são cilindros de alumínio, inox ou polipropileno com isolantes térmicos para que mantenham pelo maior tempo possível a água aquecida. Uma caixa de água fria abastece o sistema para que o boiler fique sempre cheio.

Os aquecedores solares podem ser instalados em edifícios novos ou durante reformas.

Os fabricantes e/ou comerciantes realizam estudos gratuitamente para avaliar a quantidade necessária de coletores para cada caso e, conseqüentemente, o custo correspondente do sistema.

Ao construir ou reformar, estude esta opção, que é boa para o planeta e pode ser ótima para a sua conta de energia.

 

 

 

 



Copyright RWS Informática 2015